PROJETO: CATTN

A Eficácia Projetos foi contratada para elaborar o projeto de Restauro Arquitetônico e Reforma completa das instalações do Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves, localiza na Praça da Liberdade, esquina com a Avenida Bias Fortes, Bairro Funcionários em Belo Horizonte-MG.

O Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves, edifício apelidado de “Rainha da Sucata”, teve o projeto concebido na década de 1980  pelos arquitetos Éolo Maia e Sylvio Enrich de Podestá. Na ocasião da gestão do governador Hélio Garcia (1984-1987), Éolo e Sylvio foram convidados para conceber um conjunto de sanitários públicos para atender o público que frequentava a antiga feira livre aos domingos na Praça da Liberdade. Além dos sanitários, os arquitetos propuseram a ampliação do programa de forma a criar também um edifício para fins culturais. Durante a concepção do projeto, uma das principais preocupações dos arquitetos era conservar a escala vertical dos prédios originais das imediações, apesar da legislação consentir a implantação de prédios de até 11 pavimentos. Depois de aproximadamente cinco anos de elaboração do projeto e obra, surgiu atrás dos tapumes uma provocativa edificação, nos moldes pós-modernos, causando grande polêmica e diversas reações no público em geral, na imprensa e no meio acadêmico. O edifício foi inaugurado em 04 de março de 1990.  Desde a sua inauguração o prédio abrigou diversos usos. No ano de 1992 a edificação sediou a Empresa Mineira de Turismo. No fim do ano de 1999, durante a gestão do governador Itamar Franco, passou a sediar o Memorial da Mineração de Minas Gerais e do Museu de Mineralogia Djalma Guimarães. Em 2008, a sede do Circuito Cultural da Praça da Liberdade passou a funcionar no 4º pavimento do edifício, com a denominação de Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves.

Os projetos de Arquitetura e Restauro foram desenvolvidos pela Arimatéia e Floresta (www.arimateiaefloresta.com), escritório parceiro, através das arquitetas Karine de Arimatéia e Sarah Floresta e alaboração dos projetos complementares foram desenvolvidos pela Eficácia Projetos.